Saiba como controlar o brilho solar no ambiente!

4 minutos para ler

É natural que uma empresa procure por fatores que tenham o potencial de otimizar sua produtividade. O problema é que muitos desses fatores, mesmo sendo relevantes, acabam passando despercebidos. Nesse contexto, podemos dizer que o brilho solar no ambiente de trabalho é um dos mais importantes.

Isso ocorre porque, sob uma iluminação exagerada, os colaboradores tendem a ter dificuldades tanto para ler documentos e relatórios quanto para prestar atenção em suas atividades. Uma situação que, além de reduzir sua produtividade, acaba prejudicando sua qualidade de vida.

Pensando nesse problema, preparamos algumas dicas para ajudar você a otimizar a claridade em seu ambiente de trabalho. Leia o artigo e tenha acesso a esse conhecimento!

Dê a devida atenção ao projeto arquitetônico

Quando pensamos em um controle eficiente do brilho solar no ambiente de trabalho, o ideal é considerar essa etapa desde o começo, já no projeto da sala, loja ou ponto comercial.

Nessa etapa, o profissional responsável pelo projeto pode distribuir os vidros e as janelas de uma maneira inteligente, privilegiando a iluminação natural, mas de um modo que a incidência do brilho solar não se torne desconfortável.

É interessante ressaltar que, dependendo da área em que o ambiente de trabalho se encontra, o projeto pode incluir o plantio de árvores em uma posição próxima à das janelas e vidros. Uma atitude que, além de gerar sombra, pode criar uma vista agradável para os colaboradores.

Para que essa ideia, de fato, seja bem-sucedida, o projetista deve levar em consideração fatores como:

  • o crescimento das árvores e seus efeitos sobre o espaço;
  • o modo como a folhagem pode interferir na iluminação natural;
  • as regras locais para o plantio.

Utilize toldos e cortinas

Embora aparentem ser simples, as cortinas podem ser consideradas importantes ferramentas no controle do brilho solar no ambiente de trabalho. Afinal, além de impedir completamente a incidência da luz solar, elas são capazes de embelezar o ambiente, contribuindo para a sua decoração.

Antes de comprar uma cortina, porém, é importante que os responsáveis pelo local pensem na luz natural e optem por materiais que, embora reduzam o brilho, ainda permitam que a claridade externa chegue ao ambiente interno.

Dependendo do espaço, o uso de um toldo também pode ser uma boa opção. Por meio dele, as pessoas no espaço de trabalho podem regular a entrada de luz no ambiente interno e ainda ter áreas com sombra no ambiente externo, criando locais adequados para o descanso em suas pausas e intervalos.

Implemente soluções em películas de controle solar

Por fim, quando pensamos em soluções eficientes, o uso de películas de controle solar pode ser descrito como a principal opção. A razão para isso é que, quando aplicadas aos vidros e janelas da empresa, essas películas têm a capacidade de filtrar a luz externa, tornando sua claridade mais confortável para os colaboradores.

Nesse processo de filtragem, as películas de controle solar acabam reduzindo os efeitos nocivos causados pelos raios ultravioletas, o que beneficia a saúde dos profissionais da empresa.

Além disso, as películas podem ser encontradas em diversas cores, de modo que tonalidades mais escuras podem ser usadas para separar espaços dentro da empresa e para impedir que pessoas de fora visualizem seu interior, o que tende a aumentar os níveis de segurança!

Em um espaço de trabalho no qual os profissionais precisam se concentrar na execução de suas tarefas, fatores externos, como uma iluminação demasiadamente elevada, podem ser bastante prejudiciais para sua produtividade. Nesse contexto, ferramentas úteis, como as películas de controle solar, são muito bem-vindas!

Você gostaria de ter acesso a películas altamente eficientes para controlar o brilho solar no ambiente de trabalho da sua empresa? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Blockstar!  

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.