Confira 4 dicas incríveis para decoração de banheiro pequeno!

3 minutos para ler

As estratégias preferidas de quem pesquisa sobre reforma residencial costumam incluir truques para ampliar áreas compactas. É possível encontrar, por exemplo, dicas que favoreçam a decoração de banheiro pequeno sem prejudicar a beleza e a funcionalidade desse espaço.

Nosso artigo tem finalidade parecida: ajudar você a fazer mudanças que valorizem o ambiente e não demandem alterações na área disponível. Ficou com vontade de conferir? Então, continue a leitura e tire proveito das ideias!

1. Prefira cores claras nas maiores superfícies

Usar pintura branca já melhora bastante a aparência de um cômodo com dimensões limitadas. Isso porque os tons claros refletem a luz de maneira eficaz, fazendo com que ela chegue a diversas superfícies e gere a sensação de amplitude.

Para potencializar esse efeito, procure aplicar cores claras nas principais superfícies do banheiro: teto, forro e paredes. A vantagem é que há diversas nuances para escolher, do bege ao cinza ou até tons pastel. Outro ponto favorável é que essas opções funcionam tanto em temas clássicos quanto em estilos que são tendências na decoração.

2. Valorize a iluminação para ampliar visualmente

Uma luz de qualidade é essencial para que as cores suaves cumpram seu papel na decoração de banheiro pequeno. Assim, em vez de ficar apenas com a luminária do teto, você pode incluir recursos que ajudem a clarear o espaço.

Pode ser um par de arandelas na parede, spots em volta da moldura do espelho e até uma fita de LED contornando itens do mobiliário. Posicione cada luminária de modo que não gere sombras indesejadas, evitando o escurecimento e a percepção de que o local ficou menor.

3. Utilize o espaço vertical para guardar coisas

Apesar de ser um ambiente de pouca permanência, o banheiro costuma abrigar muitos itens dos moradores. São vários produtos de beleza e de higiene, aparelhos elétricos (secador e chapinha, por exemplo) e instrumentos para armazenar.

Uma maneira de aproveitar o espaço sem correr o risco de deixá-lo carregado é verticalizar. Você pode instalar nichos, prateleiras e ganchos em alturas e pontos diversos das paredes. Dessa forma, terá vários suportes para pendurar ou apoiar pertences, evitando a temida bagunça.

4. Invista em recursos funcionais

Peças do tipo 2 em 1 ou que cumprem mais de uma função são perfeitas para agregar praticidade a lugares pequenos. Então, prefira um gabinete compacto e equipado com portinhas e gavetas que ajudem a manter tudo no devido lugar.

Se não quiser um móvel desse porte, aposte apenas em uma combinação de cuba e bancada, priorizando o design simples. Cortes retos e acabamentos sem ornamentos são ideais, já que não ocupam tanta área e otimizam o espaço.

Outro exemplo de recurso funcional é a película para box de vidro, que tem diversas utilidades a depender do modelo: garantir privacidade, melhorar a estética do material (opções coloridas ou fumê), aumentar a resistência do material e proteger os usuários.

Viu como é tranquilo elaborar uma decoração de banheiro pequeno que envolva diferentes benefícios? Perceba que muitas soluções aliam beleza, conforto e segurança para que toda a família desfrute de uma rotina mais agradável no novo ambiente.

Agora, se você gostou deste post e quer ter acesso rápido a muitos outros, assine a nossa newsletter!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.