Descubra como reduzir a sua conta de energia!

3 minutos para ler

A preocupação em reduzir a conta de energia é uma constante na vida de todo brasileiro, já que as tarifas cobradas pelas concessionárias estão cada vez mais altas. Por esse motivo, conhecer algumas estratégias que possam contribuir com o alcance de tal meta é fundamental.

Pensando no assunto, elaboramos uma lista com algumas dicas certeiras que vão ajudá-lo a reduzir o gasto de energia e, consequentemente, a sua fatura — além de contribuir com o meio ambiente. Portanto, continue a leitura e confira o nosso material até o fim!

Utilize lâmpadas de LED

Por demandarem uma baixa potência para gerar luz e não utilizarem reatores, as lâmpadas de LED (Light Emitting Diode, em inglês) são mais econômicas do que as outras encontradas no mercado — até 80% em relação às incandescentes. Por esse motivo, elas se mostram uma alternativa bastante eficiente quando o assunto é reduzir conta de energia.

As lâmpadas de LED têm maior durabilidade e apresentam uma qualidade de luz muito mais confortável. Além disso, são ideais para quem se preocupa com o meio ambiente, uma vez que não apresentem nenhum composto nocivo à saúde ou ao meio ambiente.

Desligue equipamentos em stand-by

Quando desligamos a TV pelo controle remoto, por exemplo, na verdade estamos colocando-a apenas em modo stand-by. Isso quer dizer que ainda há corrente elétrica acessando o aparelho e, consequentemente, consumo de energia. O mais incrível é que apenas isso pode representar cerca de 12% da sua conta de energia!

Sendo assim, o ideal é manter todos os aparelhos que não estão sendo utilizados fora da tomada, como computadores, carregadores de celular, televisões, rádios, micro-ondas, entre outros itens. Acredite: o seu bolso vai notar a diferença.

Invista na iluminação natural

Se existe algo no mundo a que todos temos direito é a luz natural. Como não é necessário desembolsar nenhuma quantia para obtê-la, a dica é aproveitar ao máximo esse recurso e usá-lo como aliado na hora de reduzir a conta de energia. Para investir na iluminação natural, opte por manter as janelas sempre abertas e utilize cores claras nos cômodos que você mais frequenta, como quartos, sala e cozinha.

Faça um acompanhamento constante do consumo de energia

Acompanhar o consumo também é uma estratégia que pode ajudar (e muito!) no objetivo de reduzir a conta de energia. Avaliando a quantidade de kW, é possível identificar o que foi feito de diferente durante o mês para que a fatura tenha aumentado ou diminuído e, assim, traçar as táticas que serão adotadas para economizar.

Como vimos, existem várias práticas que podem ser adotadas para reduzir a conta de energia. A mais indicada continua sendo aproveitar a iluminação natural, uma vez que é gratuita e não causa nenhum efeito negativo ao meio ambiente. Portanto, opte sempre por janelas grandes e com vidros claros, além de decorações mais claras e até mesmo espelhos para potencializar ainda mais o efeito da claridade no cômodo.

Reduzir a conta de energia, além de permitir uma maior economia, contribui positivamente para o meio ambiente. Portanto, não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e incentivar seus amigos a também ajudarem a natureza.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.